Foto de uma mulher de aproximadamente 45 anos, com cabelos curtos e grisalhos. Ela está com a mão direita na bochecha.

Os olhos são o espelho da alma e a vida do rosto. A partir dos 30 anos, alterações marcantes ocorrem nesta região, podendo levar a uma aparência mais envelhecida, cansada, triste, além da possível interferência sobre a visão. A pele das pálpebras torna-se mais flácida e fina, fazendo com que a estrutura óssea subjacente fique mais evidente e a gordura contida nas bolsas palpebrais tende a se projetar para fora. A blefaroplastia, ou plástica das pálpebras, tem como objetivo corrigir estes sinais, atenuando os estigmas do envelhecimento, e valorizar o olhar.

A blefaroplastia é realizada através de incisões localizadas nas linhas naturais das pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores. Após incisar a pele, o cirurgião separa a pele da musculatura e gordura subjacentes, retira os excessos de gordura das bolsas palpebrais e remove as áreas de músculos e pele flácidos. As incisões são suturadas com fios finos e delicados. A região das pálpebras apresentam padrão de cicatrização muito favorável e as cicatrizes tendem a se tornar imperceptíveis após alguns meses.

Em algumas pessoas, o passar dos anos provoca a queda do canto lateral dos olhos, expondo a conjuntiva – área branca dos olhos abaixo da íris, agravando a aparência de envelhecimento. O problema pode ser resolvido com a cantopexia, técnica que reposiciona o canto lateral através de um ponto de fixação nos ossos ao redor dos olhos.

Alguns pacientes possuem bolsas de gordura abaixo das pálpebras inferiores, sem flacidez de pele. Neste caso podemos indicar a blefaroplastia transconjuntival, onde a incisão e remoção de gordura das bolsas é realizada através de uma incisão por dentro da pálpebra inferior, sem deixar cicatrizes externas.

Procedimento: Blefaroplastia

Anestesia: local ou local com sedação.

Tempo de cirurgia: aproximadamente 1h.

Internação hospitalar:  4h.

Indicação: a partir dos 30 anos.

Cirurgias associadas: pode ser associada com o lifting facial, preenchimentos, mentoplastia, conforme a indicação de cada paciente.

Pontos: retirados em 3 a 5 dias.

Olá! Como podemos ajudar?